27 fevereiro 2011

CDES RS

Na última terça-feira, dia 22 de fevereiro, participei de uma agradável e esclarecedora conversa com o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), Marcelo Danéris. Além deste humilde blogueiro, estavam presentes o Sr. Cloaca e o Erick, do Aldeia Gaulesa. Além de encontrar as amigas Stela Pastore e Ilza do Canto, tivemos a oportunidade de conhecer o conceito que levou à criação de CDES-RS, a sua composição, as suas funções e sua forma de atuação.

Em âmbito nacional, o CDES existe desde 2003. Entre outras coisas, o CDES formulou os Enunciados Estratégicos para o Desenvolvimento, documento que deu origem ao PAC.

O CDES-RS foi criado pela Lei Nº 13.656, de 07 de janeiro de 2011, e tem como atribuições, entre outras, assessorar o Governador do Estado na formulação de políticas e diretrizes voltadas para o desenvolvimento econômico e social do Estado. É, assim, um dos mecanismos de democracia participativa que o Governo irá utilizar, juntamente com o Orçamento Participativo, os Conselhos Regionais de Desenvolvimento, a Consulta Popular e participação via mecanismos virtuais.

O CDES-RS é integrado por 90 conselheiros, com mandato de dois anos. escolhidos de modo a expressar a pluralidade de pensamento. Muitos dos conselheiros representam mais de um setor da sociedade. O amigo Celso Augusto Schröder, por exemplo, é jornalista, chargista, sindicalista e professor universitário, representando todos esses setores, além de poder representar também os carecas e os santo-angelenses. Eu, enquanto chargista, sinto-me muito bem representado pelo Schröder. Já os demais participantes da conversa reclamaram da falta de blogueiros no Conselho. Injustiça: o Marcelo já foi blogueiro e o próprio CDES-RS é twitteiro.

Apesar de tudo, há quem não conheça, mas não goste do CDES-RS. Especialmente quem aconselhou os piores governos que já tivemos, quem muito criticou o Estado, mas que não se constrangeu em receber uma coxuda CC para dirigir um órgão estatal. Um autor de uma crítica tão grosseira quanto infundada!

Um comentário:

Anônimo disse...

(Jorge Nogueira)

Kayser, sou um homem de esquerda e sou totalmente contra este CDES. E ainda mais agora sabendo que este conselho foi um dos grandes responsáveis pelo privatista PAC.

Vale lembrar que o CPERS rejeitou a participação neste fórum que, segundo a Rejane (que é do PT), é um órgão do governo e com membros escolhidos por ele, além de agregar no seu interior setores empresariais.

Eu sou defensor da democracia participativa não da "apontativa" como o CDES.

Abraços!!!