19 novembro 2009

O Código Da Vinci

Hoje os leitores de ZH foram brindados com mais uma obra genial de seu chargista-maior, o inigualável Marco Aurélio. A charge abaixo é um arremedo de um detalhe do afresco “A Criação de Adão”, parte da a magnífica obra que Michelangelo produziu para o teto da Capela Sistina.


Analisando a charge, observamos uma mão escura (negra?) agradecendo uma mão azul e a assinatura “Marco Aurélio & Leonardo”. É uma charge para Dan Brown algum botar defeito! É uma verdadeira obra de criptografia! E com o envolvimento misterioso de Leonardo da Vinci. Será que o nosso intrépido e culto chargista sabe que, ao contrário do que registram todos os livros de história, a Capela Sistina teria sido pintada por da Vinci? Ou será uma homenagem (criptografada) ao cantor sertanejo irmão do finado Leandro?

E a mão negra agradecendo a mão azul? Será a mão de um colorado agradecendo a um gremista pelo fato de o Grêmio ter vencido o Palmeiras? Neste caso, a mão seria negra por causa do estereótipo de que o Inter é o time dos negros. Mas porque a mão que representa o Grêmio não é branca, já que o Grêmio seria o time dos brancos, por esse estereótipo? Será porque a mão azul tornaria a “piada” mais compreensível? Mas, nesse caso, não seria mais recomendável pintar a outra mão de vermelho, até para fugir do preconceituoso estereótipo mencionado anteriormente?

Ou será que não é nada disso? Será que a mão é mesmo de um negro, que está agradecendo a um sujeito de mão azul por algum favor? Será que o sujeito azul é o Doutor Manhattan? E o sujeito negro, quem seria? Qual foi o favor que o Doutor Manhattan fez ao negro? Seria um favor sexual? E o que da Vinci, Leandro & Leonardo têm a ver com tudo isso?

Mais um mistério da obra marcoaureliana. Chamem o Tom Hanks!

6 comentários:

Jens disse...

Porra! Matou a cobra, mostrou o pau e desvastou a floresta.

Anônimo disse...

LEONARDO? putz, além de mau chargista e mau caráter, é um baita de um ignorante!!!!
E essa coisa ainda se diz "artista"? bah...
o miguelito, depois dessa, se arrevirou no túmbalo...

Tiago disse...

Pode até ter também alguma referência à dupla Gre-Nal. A mão azulada pode significar, de fato, uma mão gremista. Porém, na mesma noite, houve um verdadeiro escândalo no futebol. O jogo França X Irlanda e a definição de uma vaga para a Copa de 2010.
Para mim, a mão negra é de Henry e a charge é inspirada na famosa expressão “mão de Deus”, usada no futebol, pelo menos desde 1986, quando Maradona marcou contra a Inglaterra. A opção pelo azul, nesse caso estrito, pode ter se dado por um motivo politicamente correto: Deus não tem cor, ou pelo menos não pode ser diretamente identificado com nenhuma das cores pelos quais os seres humanos se classificaram (e se segregaram) racialmente.
Na minha opinião, a tosquice está na referência a Leonardo da Vinci. E só.

Kayser disse...

Tiago, essa é uma teoria plausível. Mas nunca saberemos ao certo. Se for, o suposto chargista deveria ter dado uma ajuda ao leitor, colocando um cabeçalho escrito "Gol do Henry" ou "França x Irlanda". Enfim...

Capelli disse...

Não é por nada não, mas quem pintou a Capela Sistina foi Michelangelo.

Desculpa se eu não entendi a ironia, mas a impressão que o texto passa é que você cometeu uma gafe tão grande quanto o Marco Aurélio.

Abraço,

Capelli

Kayser disse...

Oi, Capelli! Na segunda frase da postagem está escrito: "... afresco “A Criação de Adão”, parte da a magnífica obra que Michelangelo produziu para o teto da Capela Sistina"
O Marco Aurélio é o único ser vivo na face da Terra que não sabe isso.
Abraço!