29 março 2009

Canoas não é Ulbra e vice-versa

Já faz alguns anos, a Globo passou a chamar o time da Ulbra de Canoas. É o mesmo que ela faz com os times de vôlei. Times que oficialmente são conhecidos como Cimed/Brasil Telecom e Fátima/Medquímica/UCS são denominados pela Globo como Florianópolis e Caxias do Sul, respectivamente. O patrocinador das equipes não é, necessariamente, o anunciante da Globo, então não recebe o crédito. Do ponto de vista comercial, tudo bem. Do ponto de vista jornalístico, é um vexame. Falseia-se a realidade em nome do interesse comercial.

Mas até aí, nada de novo. O problema é que este ano a gloriosa RBS-TV e o Premiere também passaram a chamar a Ulbra de Canoas. Reiteradas vezes. E a Ulbra não é Canoas! E o que é pior: há um Canoas, que não é a Ulbra!

Em Canoas, há dois clubes, o Canoas Futebol Clube, hoje inativo, mas com uma conhecida história recente no futebol gaúcho, e o Sport Club Ulbra. O primeiro foi fundado em 1957 e teve, durante a década de 1990, o patrocínio da Multisom. O patrocínio motivou a nomeação de seu estádio como Francisco Noveletto Netto, atual presidente da FGF e feliz proprietário da rede de lojas que também é “dona” do Zequinha. O estádio fica no bairro Mato Grande. Assim como o Zequinha, o Canoas teve suas camisetas vendidas nas lojas Multisom durante vários anos. O Canoas, portanto, não é nenhum desconhecido.


Já a Ulbra criou um time profissional de futebol em 2001, seguindo o sucesso dos seus times de vôlei e futsal. A ideia inicial da Ulbra, se não me falha a memória, era incorporar o time do Canoas. Por questões comerciais, o Canoas não topou e, depois de algum tempo, a Multisom tirou seu apoio ao clube, que acabou encerrando suas atividades. Em contrapartida, a Ulbra criou seu próprio time, fez um estádio e alcançou algum sucesso na primeira divisão do futebol gaúcho.

Canoas e Ulbra são da mesma cidade, mas são clubes totalmente diferentes. Os dois estádios ficam a uma distância, em linha reta, de quase 6 km. O que dá, pelo menos, uns 12 km de carro. É quase como se fossem de cidades diferentes. A diferença entre os dois é quilométrica mesmo! Para uma emissora de televisão, ignorar tudo isto é, no mínimo, mau jornalismo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Por que não chamar aquele jornal de jornal Azenha? Ou Ipiranga?

Kayser disse...

Bem lembrado, caro anônimo!

el barto disse...

coisas da rede bunda suja.

Rodrigo Cardia disse...

Ipiranga!
Porque Azenha é o bairro do Grêmio (apesar de oficialmente, o Olímpico estar no Medianeira).