18 setembro 2007

Estupidez

De acordo com o Aurelião, estupidez significa falta de inteligência, de discernimento, mas também significa incivilidade. No domingo, a caminho do Olímpico, pude assistir uma demonstração de estupidez, em seus dois sentidos. Três jovens, com o fenótipo dos típicos integrantes da Geral do Grêmio apressaram o passo, me ultrapassaram e se agacharam para apanhar pedras, olhando para algum ponto à sua frente. Na outra calçada, um negro de meia idade, trajando uma vistosa camiseta vermelha do Internacional.

Por um instante, tive a certeza de que assistiria à pré-histórica prática da lapidação, em pleno Século XXI, a poucos metros da minha casa. Felizmente, os valentes rapazes apenas ameaçaram, xingaram e atiraram cerveja no incauto torcedor colorado.

Mesmo assim, a cena foi estarrecedora. Caminhei os metros seguintes até o Olímpico imaginando como alguém poderia ser tão estúpido a ponto de se arriscar com a camiseta do seu time no meio da torcida rival. E, principalmente, como alguém poderia ser tão estúpido a ponto de pensar na hipótese de apedrejar outro ser humano apenas porque ele veste a camiseta do rival...

Um comentário:

Jens disse...

Triste. Deprimente. Por isto evito ir a jogos de futebol. Só vou em último caso e por razões profissionais. A maldade e a estupidez do ser humano não tem limites, seja ele azul ou vermelho.
Um abraço desalentado.