11 maio 2010

Copa do Mundo: Álbum de Figurinhas Lamentáveis

Há alguns dias, enquanto colava figurinhas no álbum do meu filho, me ocorreu algo que se confirmou hoje com a convocação do Dunga. De modo ainda pior do que eu havia imaginado.

Façamos um rápido exercício e lembremos quais foram os melhores jogadores do Grêmio nos últimos anos. Cada um terá sua lista, claro. Mas, certamente, os nomes mais lembrados serão os de Victor, Lucas, Anderson, Carlos Eduardo e - antipatias e mágoas à parte - Ronaldinho Gaúcho. Nenhum dos cinco estará na Copa.


Agora façamos outro rápido exercício e lembremos quais foram os jogadores mais inexpressivos que passaram pelo Grêmio nos últimos anos. Novamente, cada um terá sua lista. Mas um dos nomes que pode ser lembrado é o de Michel “Zé Pequeno” Bastos, o lateralzinho que veio de Pelotas para fracassar no pior time da história do Imortal Tricolor. Outro que participou de forma inexpressiva do pior time do Grêmio de todos os tempos foi Felipe Melo. O meia/volante apresentou um futebol tão escasso quanto sua educação e deixou marcada sua passagem no Olímpico apenas pelo fato de não cumprimentar o dirigente Hélio Dourado. Grafite foi outro que não disse a que veio. Não deve ter marcado mais do que dois ou três gols em um ano de clube. Para dizer a verdade, não me lembro de nenhum. O que eu lembro é de sua atuação patética na semifinal da Libertadores de 2002, contra o Olímpia.

E se não bastasse o apreço do Dunga por perebas, há ainda outras figuraças no álbum da Copa...

Nenhum comentário: