31 janeiro 2007

Supersalários


Estava dando uma olhada em umas charges de 2003. Foi uma boa safra! Em breve postarei outras dessa época, mas vou avisar para que não pensem que é coisa nova, já que as barbaridades da época eram praticamente as mesmas de agora.

Pois essa aí foi publicada n'O Pasquim 21 e no Jornal do Comércio. Fala do subteto, que até foi derrubado. A idéia inicial era fixar o salário dos desembargadores em 75% do salário dos ministros do STF. Aí, negociaram para que ficasse em 90,25% e, no ano passado, derrubaram o subteto e parece que agora qualquer bacamarte pode ganhar o mesmo que um ministro do STF. Até os nossos nobres congressistas estão “tenteando” essa boca... Tipo, qualquer bacamarte do judiciário ou do legislativo, evidentemente.


Mas hoje em dia eu até fico um pouco com o pé atrás antes de dar um pau no judiciário. Não que eu ache que um magistrado mereça ganhar dez vezes mais do que um funcionário do executivo com doutorado, como eu, por exemplo. Mas no momento em que toda a imprensa começa a atacar o judiciário, eu fico lembrando na campanha contra os “marajás”. Como todos nós sabemos, aquela lengalenga resultou no Collor e no massacre aos servidores públicos promovido pelo FHC e pelos governos estaduais e municipais, com raras exceções. Raras excessões detonadas pela imprensa... O ataque ao judiciário parece só mais uma variação do estado mínimo, que, nesse caso, talvez tenha como objetivo abrir espaço para os sonhados tribunais de arbitragem, “mais baratos e eficientes”...

Esse pensamento que culpa o funcionalismo e os aposentados por todos os males do Brasil, impregnado daquele simplismo que o povo adora, justifica bobagens como as que eu ouvi agora no Jornal Nacional. Não estava prestando lá muita atenção, mas deu para perceber que estavam chineleando com o Lula por causa do rombo da Previdência. O Lula explicava que não havia rombo e sim uma espécie de política de distribuição de renda, uma vez que foram criadas leis que pagavam, por exemplo, aposentadorias especiais a trabalhadores rurais. E quem apresentava a matéria contrapunha que, além de não enfrentar o rombo da previdência, o Lula ainda acenava com novos gastos. Aí entra o Lula novamente e diz que o País precisa investir em professores, em técnicos para a área ambiental... Esses eram os gastos que horrorizaram a repórter: professores, médicos, técnicos... É um perdulário esse Lula!

Nenhum comentário: